Lajes com vazamento

8 de março de 2011

Como evitar

O vazamento de água de chuva pela laje de cobertura é um dos problemas mais comuns numa casa. Além do prejuízo material provocado pela umidade, o mofo que se forma prejudica a saúde, pois causa alergias e problemas respiratórios. As infiltrações pelas lajes ocorrem porque elas trabalham, isto é, sofrem retração e dilatação, causando fissuras e trincas que permitem a passagem da água. Por isso, a melhor maneira de evitar ou corrigir este problema é aplicar uma impermeabilização flexível, que acompanhe a movimentação das lajes sem se romper. Aqui você vai ver que, produtos de fácil aplicação, usados corretamente, eliminam os vazamentos das lajes.

Os cuidados com a impermeabilização das lajes devem ser tomados desde o início da obra. É a forma mais simples, econômica e eficiente de se evitar problemas futuros com vazamentos.

Eliminar eventuais trincas e regularizar a laje com argamassade cimento: areia (traço1:4) e aditivo hidrófugo, dando caimento mínimo de 1% na direção dos ralos. Os rodapés devem ser arredondados, em forma de meia cana.

Aplicar membrana asfáltica com rodo, broxa ou vassoura de pelo macio, como se fosse uma pintura, em 3 a 4 demãos. A impermeabilização deve subir 20 cm nos rodapés e descer também 20 cm nos ralos. Lajes fissuradas ou sujeitas à vibração devem receber uma tela de poliéster, entre a primeira e a segunda demão da membrana asfáltica.

A impermeabilização deve ser protegida dos raios solares e do tráfego de pessoas e de veículos. Aplicar um composto adesivo (cimento, areia, água e adesivo para argamassas) e posteriormente colocar argamassa com espessura de 2 cm e juntas de dilatação espaçadas convenientemente.

Como corrigir

Depois da obra pronta podem surgir problemas de vazamentos de lajes, possíveis de serem solucionados, porém a um custo maior e com evidentes prejuízos e transtornos aos moradores. Se houver contrapiso na laje, removê-lo e tratar as trincas como foi explicado no item 1. Retirar o revestimento das paredes até a altura de 20 cm para permitir que a impermeabilização suba pelos rodapés. Regularizar a laje com argamassa impermeabilizada com aditivo hidrófugo (cimento/areia, traço 1:4).

Aplicar a membrana asfáltica conforme foi explicado no í item 2.

Proteger a impermeabilização conforme foi explicado no ítem 3. A impermeabilização de áreas não sujeitas a tráfego pode ser feita apenas com membrana acrílica, em 6 demãos, o qual dá um ótimo acabamento, evita a ação dos raios solares e diminui a absorção de calor.

Para maiores informações, entre em contato com a casa do impermeabilizante pelo site www.casadoimpermeabilizante.com.br, pelo e-mail: contato@casadoimpermeabilizante.com.br , pelo fone (31) 3411-6666 ou ainda diretamente em nossa loja na rua magnólia, 637 – caiçara, em bh/mg (av. Pedro ii 18av. Catalão > 2ª rua à direita).

Lobo 888